O mercado de SPAs brasileiro vem crescendo e se desenvolvendo com enorme velocidade. Em um mercado extremamente embrionário como o brasileiro, ainda há muita inovação a aparecer e muito trabalho a ser desempenhado. Se por um lado há o crescente interesse no segmento de SPAs por parte da mídia, público freqüentador, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, acadêmicos do setor, profissionais de hotelaria, empresários etc, por outro lado também há um grande processo de estruturação e profissionalização a ser concretizado. É notória a atenção que o povo brasileiro sempre dispensou à imagem do corpo e seus cuidados, mas é ainda relativamente recente a preocupação existente com os cuidados com a saúde, bem-estar e vida equilibrada. Já está evidente a crescente migração dos cuidados com a saúde curativa (ou de tratamentos) para saúde preventiva, mais cuidadosa, eficiente e benéfica. Entretanto, o que ainda não está tão evidente são todos os meios importantes para se atingir esta prevenção com eficácia. E é neste aspecto que entra a importância dos SPAs. Os serviços disponibilizados pelos SPAs são de crescente procura, de forma que a sua legítima e eficiente aplicação traz à população um bem-estar geral. Por isso se faz importante conhecer as principais tendências deste mercado para se entender os rumos principais desta indústria, e, conseqüentemente, os caminhos para o tratamento da saúde da população como um todo.
-
Diversificação das Atividades e Ampliação do Menu de Serviços
Com o desenvolvimento do mercado de SPAs e a conscientização da população em relação aos benefícios que suas atividades trazem à saúde, há uma crescente demanda pela ampliação do menu de serviços tradicionalmente oferecidos pelos SPAs. Outras atividades ligadas ao bem-estar do corpo e cuidados com a saúde são cada vez mais procuradas nos espaços dos SPAs, de forma que a experiência do cliente se torne algo muito mais completo. Desta forma, os SPAs seguem uma tendência natural em desenvolver serviços integrais na área de bem-estar e relaxamento, beleza e estética, atividades mais aeróbicas, além dos acompanhamentos nutricionais realizados principalmente nos SPAs de destino. Exemplos desta tendência são:
-
Atividades de pilates e yoga cada vez mais freqüentes nos SPAs;
-
SPAs com maior foco na área estética apresentando serviços de relaxamento a seus clientes;
-
SPAs tradicionalmente voltados para o bem-estar físico e mental introduzindo novidades na área da beleza;
-
Equipamentos aeróbicos modernos fazendo parte do leque de serviços oferecidos aos clientes;
-
Serviços de alimentação complementando a seqüência de atendimentos, principalmente nos Day SPAs;
-
Serviços de cabeleireiro passam cada vez mais a integrar os espaços dos SPAs.
-
Ingresso de SPAs em Novos Pontos e Localidades
O crescimento do segmento de SPAs tem ocorrido inclusive para pontos não imaginados anteriormente. E com a maior procura por suas atividades, tornou-se extremamente importante que o acesso às mesmas se fosse cômodo e facilitado. Desta forma, as localizações dos spas foram se expandindo para pontos bastante inovadores, tais como: condomínios residenciais e de veraneio, complexos comerciais, aeroportos e aviões, navios, trens, entre outros. O desenvolvimento do mercado de SPAs, combinado com a criatividade empresarial, tem se tornado fatores decisivos na divulgação dos serviços dos SPAs e seu acesso por parte da população.
-
Combinação de Marcas de Produtos com as Atividades de SPAs
Em função do tradicional vínculo existente entre a indústria de SPAs e o segmento de luxo, diferentes marcas de produtos de beleza têm procurado complementar suas atividades tipicamente de comércio com os serviços dos SPAs. Isso já tem apresentado significante crescimento no exterior, com grandes grifes mundialmente conhecidas adentrando ao mercado de SPAs, e associando sua marca a tratamentos exclusivos. Esta tendência já chegou ao Brasil, com algumas grifes nacionais e internacionais apresentando inovações neste sentido, criando SPAs com o nome próprio de sua marca.
-
Espaços dos SPAs como Ponto de Encontro e Lugar em Comum
Os SPAs já vêm se apresentando como parte da vida e cotidiano de muitas pessoas que já descobriram os benefícios que os mesmos trazem a sua saúde e bem-estar. Com isto, o espaço dos SPAs tem, muitas vezes, se tornado uma extensão da vida social das pessoas, com uma maior quantidade de áreas de descanso, restaurante e lazer em comum. Com amplos espaços cada vez mais preparados para receber uma maior número de clientes, os SPAs têm desenvolvido atividades que buscam atender o anseio dos seus clientes, organizando eventos particulares, comemorações e celebrações. Além de apresentar algo diferenciado, as atividades sociais dentro dos SPAs trazem algo a mais, tudo muito bem estruturado visando manter o elevado grau de atendimento e satisfação do cliente.
-
Serviços Voltados para Empresas
É notório o interesse e preocupação das grandes empresas com a saúde e bem-estar de seus funcionários, o que tem reflexo direto no desempenho da atividade profissional. Em função disto, diversas empresas têm buscado cada vez mais incorporar a sua filosofia algo diferente e inovador, onde se encaixam com bastante eficiência as atividades dos SPAs. Adicionalmente, as empresas têm buscado também oferecer a seus clientes pacotes e experiências diferenciadas, apresentando algo novo e atraindo os diferentes interesses relacionados. Com isto, os SPAs passam a oferecer variados tipos de atividades que atendem as necessidades de seus clientes empresariais, como por exemplo:
-
Atendimentos periódicos in company, levando até a empresa sua infra-estrutura de atendimento e, em alguns casos, visual e decorativa;
-
Palestras e workshops relacionados à qualidade de vida, bem-estar, alimentação balanceada etc.;
-
Eventos dentro dos próprios SPAs, organizando todo o atendimento exclusivamente para a empresa e seus clientes ou funcionários;
-
Eventos em destinações específicas, como hotéis, pousadas e clubes de interior, onde o SPA leva sua equipe de atendimento, estruturando o local visualmente a fim de atender os funcionários ou clientes da empresa.
-
Crescente Interesse de Grupos Econômicos
A rápida ampliação que o mercado de SPAs vem apresentando ano a ano no mundo, e principalmente no Brasil, tem atraído a atenção de diferentes grupos econômicos interessados na capitalização deste segmento. E este interesse tem se dado tanto do ponto de vista econômico quanto de marketing e institucional. O investimento na indústria de SPAs tem apresentado retornos significantes a seus investidores, e, comparado com o potencial deste mercado, isto ainda tem sido pouco explorado por parte dos grandes grupos econômicos e de investimento, principalmente quando comparamos o Brasil com o restante do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, grandes fundos de investimento já têm realizado aportes significantes nas maiores redes de SPAs, as quais possuem o know-how e técnica necessários para explorar o crescimento deste setor. Além disso, em função da grande exposição que o segmento de SPAs possui frente ao mercado de luxo, diferentes marcas têm procurado associar seus produtos a este tipo de atividade, o que traz positiva exibição e atratividade ao segmento como um todo. No Brasil já é possível observar algumas grandes empresas, como incorporadoras e corporações de elevado escalão, apresentando um vínculo de seus produtos com a atividade de SPA, o que complementa e traz maior valor a sua marca como um todo. Em suma, a continuidade do desenvolvimento do segmento de SPAs no Brasil irá trazer um crescente interesse por parte dos grandes grupos econômicos e fundos de investimento, os quais, em busca de proveito comercial de seus negócios em particular, acabarão por acarretar uma positiva exposição da indústria como um todo.
-
Consciência Ecológica e Sustentabilidade
A popularização dos termos “orgânico”, “consciência ecológica” e “sustentabilidade” já se faz também presente nas estruturas dos SPAs mais modernos, principalmente no mercado internacional. O grande desenvolvimento das grandes regiões urbanas tem trazido desastrosas conseqüências para o meio ambiente e a saúde global, o que tem despertado uma maior conscientização social, política e econômica por parte de muitos empresários, estudiosos e agências governamentais. E é neste contexto que tem se tornado cada vez mais forte o movimento consciente da gestão de spas mundial em prol de um ambiente mais natural, saudável, orgânico e sustentável. São diversas as formas pelas quais muitos SPAs já têm promovido a adequação de sua estrutura física e de atendimento:
-
Espaço Físico: A planta arquitetônica do SPA é desenvolvida estrategicamente buscando minimizar o impacto ambiental, e especialmente:
a. Maximizar a utilização da luz solar, reduzindo a necessidade de energia;
b. Promover adequado e fácil acesso às áreas e processos de reciclagem de materiais;
c. Facilitar uma possível expansão física do espaço quando do crescimento da operação do SPA, evitando obras desnecessárias e utilização excessiva de materiais de construção.
-
Materiais e Acabamentos: A cuidadosa seleção de materiais utilizados em cada um dos espaços do SPA busca criar um espaço e estrutura sustentável:
a. Seleção de materiais duráveis, evitando a excessiva reposição e desgaste do tempo;
b. Utilização de materiais recicláveis para pisos, paredes e divisórias;
c. Utilização de materiais naturais e produzidos localmente, minimizando processos industriais e gastos com combustível no transporte;
d. Pinturas e acabamentos com utilização de materiais com componentes orgânicos voláteis, os quais reduzem os riscos com a geração de efeitos negativos à saúde.
-
Aquecimento e Resfriamento: Exemplos de minimização do impacto ambiental nos processos de resfriamento e aquecimento do ar e da água são:
a. Introdução de placas de aquecimento solar da água;
b. A arborização do espaço do spa reduz significantemente o consumo de energia para resfriamento do ar;
c. Telhados ecologicamente eficientes, tanto em termos de materiais quanto de desenho arquitetônico, reduzem em até 25% a necessidade de resfriamento do ar em períodos quentes, principalmente em função da menor transmissão de calor para o interiore do estabelecimento;
d. Utilização de películas de vidro, cortinas e outros materiais de janelas que reduzem a perda de calor para períodos frios e diminuem a transmissão do calor externo em períodos mais quentes;
e. Substituição inteligente de ar condicionados por ventiladores em locais estratégicos que não influenciem na redução da sensação de bem-estar do cliente.
-
Iluminação: A consciência ecológica e sustentabilidade dos SPAs na correta utilização de sua iluminação tem se demonstrado fator muito importante para a redução do consumo de energia:
a. Sensores de movimento permitem acionar a iluminação local apenas na ocasião de presença;
b. Pintura adequada do estabelecimento permite um maior reflexo de luz e claridade do local, reduzindo a necessidade de iluminação constante;
c. Máxima utilização da iluminação solar, reduzindo o consumo de energia;
d. Utilização de iluminação fluorescente (como LEDs) pois utilizam até 75% menos energia e duram até 10 vezes mais do que a iluminação incandescente;
e. Orientações e treinamento do time operacional quanto às práticas de utilização de energia, buscando desligar luzes e equipamentos quando não em uso.
-
Água e Lixo: Exemplos de minimização do impacto ambiental nos processos de cuidados com água e tratamento do lixo são:
a. Utilização de máquinas de lavar que absorvem e reaproveitam a água e aquecimento nos seus processos de uso;
b. Utilização de mecanismos modernos de distribuição de água em irrigação de jardins, toaletes e descargas, e outros sistemas, evitando a retenção de água em dispositivos de armazenamento;
c. Utilização de torneiras e chuveiros com opções de volume e fluxo de água, reduzindo o consumo do SPA;
d. Procedimentos adequados de utilização de menor temperatura nos processos de lavagem de toalhas, lençóis e roupas, inclusive selecionando opções de uso de água quente e fria;
e. Utilização de dispositivos e cestos de separação do tipo lixo (plástico, vidro, papel e metal) para fins de reciclagem;
f. Orientações e treinamento do time operacional quanto às melhores práticas de utilização dos equipamentos e procedimentos de lavagem e cuidados com o lixo, como: velocidade de secagem de tipos de roupas que devem ficar juntas na máquina, procedimentos de abastecimento contínuo dos equipamentos buscando o proveito da utilização calor dos processos, cuidadosa separação de resíduos e lixos de acordo com o tipo de material etc.
-
Materiais e Produtos: A sustentabilidade dos SPAs é aplicada até o nível da utilização dos materiais e produtos nos procedimentos e tratamentos dos SPAs:
a. Utilização de produtos 100% recicláveis na produção de envelopes, vales presente e outros materiais de escritório;
b. Utilização de produtos 100% recicláveis na produção de copos e sacolas do SPA;
c. Utilização de produtos naturais e orgânicos nos cremes e óleos, inclusive com essências naturais e ervas;
d. Estruturação de piscinas e hidros com água salgada natural;
e. Utilização de produtos de limpeza biodegradáveis;
f. Minimização da utilização de materiais plásticos no dia a dia.